Livros

Image
Counterfeit Itineraries in the Global South

O livro sintetiza as principais reflexões que foram tecidas ao longo de quinze anos de pesquisa no Brasil, no Paraguai e na China (1999-2014). O cerne das preocupações intelectuais recai no cruzamento das esferas micro, meso e macro da vida social. Mais especificamente, busca-se o entendimento do impacto das grandes políticas de valor que constroem e ordenam o mundo (world-making e world-ordering), como o regime de propriedade intelectual, na vida social cotidiana e o papel dos estados-nação na mediação desses processos.

Image
Tem saída?

A indagação sobre as saídas para as crises que o Brasil atravessa tem permeado nosso cotidiano nas reuniões de família, nas redes sociais, na sala de aula e nos eventos científicos e políticos. Não é raro que esses encontros e discussões acabem em processos destrutivos, agressivos ou violentos, pois são sintomas de uma sociedade fragmentada – processo que veio a abalar algumas estruturas que estiveram acomodadas por muito tempo no Brasil

Image
China, Passado e Presente

“China: passado e presente: Um guia para compreender a sociedade chinesa”, de Rosana Pinheiro-Machado, publicado pela Artes e Ofícios. A obra, voltada para o leitor brasileiro, fornece um amplo leque de informações sobre a nação chinesa, entre aspectos culturais, econômicos, históricos e políticos. Pinheiro-Machado apresenta a história milenar da China e um quadro da sociedade atual, em suas possíveis relações com a realidade brasileira. A elaboração livro também contou com a colaboração de 14 especialistas, intelectuais e empresários.

Image
Made In China

Prêmio de melhor tese de doutorado no Concurso Brasileiro ANPOCS de Teses e Disseertações Univeritárias em Ciências Sociais. edição 2010

Durante muito tempo, a China foi vista como um país isolado e misterioso que tinha pouco contato com o resto do mundo. Recentemente, o quadro se inverteu: a China não só é um grande produtor de mercadorias, mas também um grande consumidor de produtos agrícolas, petróleo e mercadorias de outros países. Especificamente no caso do Brasil a China ultrapassou os EUA como parceiro comercial. Compreender o que se passa naquele país é fundamental para entendermos o que está ocorrendo no mundo.