Expertise

Áreas temáticas de atuação em
projetos de pesquisas e/ou interesse em docência e orientação

Informalidade, ilegalismos e propriedade intelectual

Etnografia multissituada (China-Paraguai-Brasil) e longitudinal (1999-2014) que acompanhou a rota de mercadorias chinesas baratas no Brasil via Paraguai. Atenta para os processos históricos e contemporâneos que transformaram a industrialização da China e a economia informal no Brasil.

Subjetividade política no Brasil (des) emergente

Pesquisa (2009-2018) realizada em parceria com a Dra. Lúcia Scalco sobre o potencial político nas periferias urbanas, incluindo os fenômenos da inclusão pelo consumo, dos rolezinhos, da eleição de Jair Bolsonaro e do feminismo emergente em tempos de crescimento e crise econômica.

Confira aqui a cobertura midiática da pesquisa sobre rolezinhos.
Confira aqui a cobertura midiática da pesquisa com eleitores do Bolsonaro.

Transformações Recentes da Sociedade Chinesa

A formação de novas subjetividades na era pós-Mao, na China urbana e contemporânea, debruçando-se sobre processos e racionalidades neoliberais. Interesse particular no surgimento dos novos “ismos” (individualismo, consumismo, empreendedorismo, romantismo, feminismo, etc.) em função das mudanças abruptas e radicais provocadas pelas reformas políticas e econômicas recentes.

Política e os novíssimos movimentos sociais no século XXI

Estudo das novas formas de organização coletiva que têm se desenrolado no século 21 em grandes cidades mundiais por meio de (1) protestos de massa e (2) ocupações de espaços urbanos. Investiga-se se existe uma nova forma ou tática dos movimentos sociais da contemporaneidade, especialmente no que diz respeito às práticas de democracia direta, autonomia, novas mídias, autogestão e horizontalidade.

Sofrimento Acadêmico

Coleta não sistemática de depoimentos sobre sofrimento acadêmico, incluindo temas de adoecimento mental, precariedade das condições de trabalho, assédio e opressão.